11 de agosto de 2015

Bate papo no sótão - 2

Olá, leitores!!
Hoje temos mais um "Bate papo no sótão" e desta vez quem veio compartilhar um pouco de sua história conosco é o autor e ilustrador André Neves.

Nascido em Recife, Pernambuco, André dedica-se exclusivamente ao universo dos livros infantis.
Com mais de 100 livros publicados, entre os de sua autoria e os que ilustrou também para outros autores, ele apresenta um estilo bem original em seus trabalhos.Já teve vários livros premiados e alguns traduzidos para outros países. Participou de mostras e exposições no Brasil e no exterior.
Sou suspeita pra falar, pois me emociono a cada livro. As ilustrações são de uma beleza única e depois que leio a história, volto ao início do livro para apreciá-las, algumas eu até acaricio!


Vejam o que conversamos aqui:

Passarinho: Quando era criança, você gostava de ler? E de desenhar?
    André: Sim, livros e leitores sempre foram compartilhados em casa de uma forma natural. E desenhar, quando pequeno, sempre foi a melhor brincadeira.
    Hoje ainda é, mas faz parte também da vida profissional que escolhi.

    Passarinho: Quando decidiu ser ilustrador?
      André: Quando em Recife, minha cidade natal, fui trabalhar no Espaço Pasárgada. Casa do poeta Manuel Bandeira e Espaço Cultural que na época tratava de promoções literárias. 
      Descobri o livro ilustrado e já estudava pintura. Foi assim que as possibilidades múltiplas da leitura visual fizeram sentido para mim.

      Passarinho: Seus livros são extremamente emocionantes e sensíveis. O que te inspira na hora de criar? 
        André: Cotidiano, memória, fantasia e brincar para comigo mesmo. Assim alimento meu imaginário. Depois segue para os leitores.

        Passarinho: O que faz para se apropriar do texto do autor? 
          André: O mesmo sentido da resposta acima. Mas nem sempre foi assim, hoje o meu profissional é extremamente honesto com meu fazer artístico.

          Passarinho: Quantos livros aproximadamente você já ilustrou?
            André: Juntando com os que escrevi e ilustrei mais de 100. Perdi a conta e alguns livros também sumiram da minha estante e tenho de recuperar por ser parte de minha própria história. 

            Passarinho: Que técnicas você mais utiliza? Que cores prefere?
              André: Formalmente se chama técnica mista pela grande variedade de materiais. Mas uso muito acrílicas, temperas, colagens e do que fizer sentido para finalizar uma ideia.

              Passarinhos: Quantos livros aproximadamente possui em sua biblioteca particular?
                André: Nunca contei, mas deve estar entre 1 e 2 mil. 

                Passarinho: Você tem alguma mania ou algum hobby?
                  André: Penso que não. Tenho uma vida de rotina comum e simples. Adoro estar em casa e ver o despertar da manhã e o entardecer. Às vezes com caminhadas por perto. Gosto de observar a vida e os dias.

                  Passarinho: Como você vê o trabalho de incentivo à leitura no Brasil?
                    André: Tenho presenciado situações maravilhosas, eventos significativos, projetos encantadores e feiras e festas para os livros e a leitura. Um crescimento real que perderá o sentido e força se não houver cada vez mais investimentos na cultura e educação. O mundo mudou e principalmente a formação dos educadores tem de ter outras perspectivas. Precisamos criar uma base de compreensão onde ensinar é menos, estimular conhecimento é mais. São duas coisas distintas. 

                    Passarinho: Deixe um recado para as crianças sobre a importância da leitura: 

                    André: Ler é muito mais do que palavras. Mas a leitura literária abre os olhos da mente. 



                    Aqui estão alguns de seus livros:







                    Para conhecer mais sobre o trabalho do André, CLIQUE AQUI. E não esqueça de deixar seu comentário sobre a entrevista!

                    2 comentários:

                    Sua visita aqui no sótão é muito importante! Não deixe de escrever o que achou.