21 de novembro de 2015

Literatura africana e respeito ao próximo

O dia 20/11 é comemorado o Dia Nacional da Conciência Negra em homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu nesta data, em 1965, lutando pela libertação de seu povo.
Para saber mais clique aqui.
Ontem foi dia de ação literária entre blogueiras #temcriançalendo e o tema não podia ser diferente, né?!
Selecionei alguns títulos para compartilhar com vocês e espero que gostem. Que possamos respeitar o próximo e conviver em paz com as diferenças, afinal, é isso que faz tudo ser especial, a diferença. 


Em meio à diversidade cultural africana, os ritos de passagem são uma tradição comum. Com grupos de idade fortemente delimitados, espera-se das crianças um profundo respeito aos mais velhos. A passagem da infância à adolescência implica a entrada num outro mundo, celebrada com festas e marcada no corpo, suporte de uma extraordinária criatividade artística. Podemos cruzar a África, do extremo sul ao Saara, acompanhando o penteado de suas mulheres, linguagem que traduz seu lugar na sociedade. 
A menina Bintou espera ansiosa o momento de deixar a infância e, junto com ela, os birotes de seu cabelo, passando a usar belas tranças. Mas, até lá, ela deve evitar a vaidade e dedicar-se a ser... criança. Sua coragem lhe dará um presente especial, que embeleza ainda mais o momento que ela vive.

*resenha da Editora 


Conto popular da África Ocidental recontado pelo autor. O casamento da princesa é uma história repleta de simbologia e significados. Abena é uma princesa africana disputada por seus pretendentes: o Fogo e a Chuva. Ambos terão de passar por uma prova de resistência para conseguir a mão da filha do Rei. 

*Resenha do blog do autor 


Cora é uma menina como as outras, que adora ir à escola e é bastante orgulhosa do seu cabelo. Ele não é liso como o das outras meninas. É crespo como o de sua Tia Vilma e sua avó.
Mas talvez O cabelo de Cora não pareça tão belo para suas colegas e ela pode precisar de um empurrãozinho para aprender a amá-lo de novo e a dizer para todo mundo o quanto ele é bonito do jeito que ele é.
Cora descobre que seu cabelo é a sua marca. Ela tem cabelo crespo. Você tem cabelo liso. Divirta-se com a história de Cora e faça de sua diferença sua exclusividade.

*Resenha da Editora 

Outras sugestões :










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita aqui no sótão é muito importante! Não deixe de escrever o que achou.