16 de novembro de 2015

Declaração de amor à Manoel de Barros ...

Não é segredo para ninguém que eu AMO o poeta Manoel de Barros, quem me acompanha sabe bem... Este amor começou há quase dois anos mas foi tão intenso o meu contato e identificação com sua poesia que pra mim parece que eu já o conhecia desde sempre.
E poesia é assim... ou você se identifica ou procura outro poeta.No meu caso foi amor à primeira leitura e posso afirmar que será eterno.
A poesia de Manoel, meu poeta passarinho, provoca diversos sentimentos em mim, e de uma forma sensível, profunda, me completa ... me reconheço...

***

No último dia 13 fez um ano que ele virou passarinho e por isso resolvi homenageá-lo de forma singela, compartilhando minha coleção manoelesca.
São livros com valor inestimável para mim e vou contar um pouquinho sobre cada um deles.



Este foi o primeiro livro que veio morar aqui no sótão e foi num momento bem delicado da minha vida, serviu de colo, ombro amigo e companheiro durante muito tempo...
A obra reúne os livros infantis do poeta, onde o mesmo revela suas Memórias inventadas de uma vida que foi toda infância. Esta é uma versão clássica, de capa dura com iluminuras da filha do poeta, Martha Barros.

                                                     

Este foi o segundo que adotei, também numa versão de capa dura, bem clássico. Contém os dezoito livros do poeta.

                                               

Este também contém toda a obra do poeta mas numa versão mais moderna. Me permiti, neste, marcar e destacar alguns poemas preferidos...


Este é uma seleção de algumas poesias infantis do livro Memórias inventadas, num versão bem infantil, com iluminuras belíssimas da Martha Barros. Também de capa dura e bem grande.


Com um designer bem diferenciado, este livro me conquistou. São poesias do livro Escritos em verbal de ave, com desenhos feitos pelo próprio Manoel (ampliados) e o mais legal é que ele abre e fica grandão! Lindo!!!


Estes dois livros foram publicados este ano, pouco tempo depois do falecimento do poeta e são carregados de afeto.
Em "Meu quintal é maior do que o mundo", uma antologia feita pela filha do poeta, temos algumas de suas poesias mais belas. Conta também com um texto emocionante do José Castello sobre o Manoel que eu li chorando... e com uma carta de 1992, escrita pelo Antônio Houaiss para o poeta.
Em "Menino do mato", além das poesias do livro, no final temos uma linha do tempo do poeta, contando sua trajetória poética. Em ambas as capas, iluminuras da Martha Barros, que eu particularmente acho que combinam perfeitamente com as poesias do Manoel, como um casamento perfeito, sabe?! mesmo não tendo por parte da Martha a pretensão de sê-lo.

***

Como podem ler, é muito amor envolvido, né?
E quem ainda não conhece as poesias do Manoel, deixo o convite para que o faça. Se não se identificarem façam como eu disse no início do post... procure outro poeta (mas não deixe de ler POESIAS!)

***

OS DOIS

Eu sou dois seres.
O primeiro é fruto do amor de João e Alice.
O segundo é letral:
É fruto de uma natureza que pensa por imagens,
Como diria Paul Valéry.
O primeiro está aqui de unha, roupa, chapéu
e vaidades.
O segundo está aqui em letras, sílabas, vaidades
frases.
E aceitamos que você empregue o seu amor em nós.

Manoel de Barros

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita aqui no sótão é muito importante! Não deixe de escrever o que achou.